Qual é o segredo para o sucesso?

Você já deve saber, mas, se ainda tem esperanças, desculpa ter que te dizer isso: não existe fórmula mágica para ser uma boa líder, para ter sucesso, para ser feliz… Ainda assim, é possível perceber que grandes líderes têm algumas qualidades e habilidades em comum: elas persistem diante das adversidades e não hesitam em “dar um salto para trás” quando as coisas não saem conforme o planejado.

A empreendedora e escritora norte-americana Caren Merrick, especialista em liderança e desenvolvimento de pessoas, listou 10 hábitos que as líderes de sucesso evitam. O texto foi publicado no site Women 2.0 e nós traduzimos e adaptamos a seguir:

O que NÃO fazer:

1. Liderar os outros antes de liderar a si mesma

Líderes bem sucedidas sabem que o primeiro passo é entender o que as motiva, o que amam e quais são seus pontos fortes e fracos.

2. Acreditar que sabem tudo

Este é um grande equívoco. Boas líderes têm o hábito de fazer perguntas e procurar aconselhamentos. Eles adquirem conhecimento por meio de artigos, livros, revistas, podcasts e oportunidades de networking com outros líderes.

3. Negligenciar a importância de um mentor

Não importa a fase da carreira em que você esteja, nunca negligencie a importância de um mentor. Os grandes líderes, sejam homens ou mulheres, sabem que não vão atingir todo seu potencial sozinhos. Você pode ir mais longe e mais rápido com a ajuda de um mentor!

4. Esquecer o lado físico, mental ou espiritual

As líderes são muito demandadas e sabem que não vão fazer o seu melhor se não estiverem bem física, mental e espiritualmente. Elas priorizam a “recarga de energias”, muitas vezes criando uma rotina matinal que contemple essas áreas, como fazer exercícios físicos, meditar, etc.

5. Definir sucesso apenas em termos de negócios e trabalho

As líderes bem sucedidas sabem que elas (e suas equipes) vão prosperar quando estiverem investindo em algo maior que elas mesmas. Obviamente, querem que seus negócios sejam altamente rentáveis, mas em geral veem isso como parte de um objetivo maior. “No final, a busca da felicidade e do sucesso vai passar. O que perdura é a criação de significado em sua própria vida e na vida dos outros”, afirma Tom Rath, no livro “Are you Fully  Charged?”.

6. Evitar mostrar gratidão

Novamente, este item independe da sua posição na empresa. Líderes – e pessoas de sucesso como um todo – tratam todos os membros da empresa com respeito, reconhecem (e agradecem) suas contribuições.

7. Deixar de apoiar outras mulheres

Não é novidade para ninguém que diferenças de gênero ainda persistem fortemente na sociedade e que as mulheres têm que lidar com uma série de estereótipos e barreiras para chegar ao topo da carreira. Hoje, por exemplo, apenas 5% dos CEOs das 500 maiores empresas segundo a Forbes  são mulheres. Por isso, se você é líder em sua área, não deixe de apoiar e inspirar outras mulheres. Cresça ajudando outras profissionais a crescerem também.

8. Sustentar raiva ou ressentimento

Líderes bem sucedidas não negam quando outros as decepcionam – elas sentem a dor e procuram maneiras de resolver as diferenças. No entanto, elas sabem que progredir e perdoar é necessário. Elas estão tão ocupadas cumprindo suas metas que não têm tempo para ficar presas à amargura e ao ressentimento.

9. Mentir, enganar, fofocar

Novamente, vale para qualquer pessoa, mas as líderes, como modelos, estão constantemente influenciando outras pessoas. Elas sabem que a integridade é a base para o sucesso.

10. Esperar perfeccionismo de si mesma ou dos outros

Talvez este tópico seja um dos mais difíceis de ser colocado em prática. As boas líderes cultivam uma atitude positiva, têm alto padrão e continuam sempre aprendendo e crescendo. Nos negócios, costumam seguir a mesma lógica: lançar, ajustar e melhorar. Elas buscam sempre fazer melhorias, mas sabem que não são perfeitas e aprendem com seus erros e retrocessos.