O EmpreendaBeta tem como objetivo ampliar os horizontes de mulheres cheias de inspiração que ainda não sabem por onde começar, tratar desafios específicos que as mulheres irão enfrentar no mercado, promover a troca e a formação de rede entre mulheres que buscam empreender negócios de alto impacto. Fazem parte da grade, por exemplo, estar atenta aos detalhes na hora de escolher uma boa parceria, planejar o networking e se preparar para captação de recursos.

Nós da ImpulsoBeta desenvolvemos esse curso por acreditar que poucas escolhas profissionais podem ser mais genuínas em termos de manifestação do nosso propósito do que a carreira empreendedora. O Brasil é o país que concentra a maior quantidade de empreendedores no mundo. Segundo uma pesquisa recente lançada pelo Global Interpreneurship Monitor em parceria com o SEBRAE, no Brasil, três de cada dez brasileiros são donos dos próprios negócios ou pretendem abrir uma empresa. As mulheres somam 52,2% desses empreendedores. No entanto, desafios especiais fazem com que poucas delas consigam realmente alavancar seus negócios. É nesses desafios específicos que a Impulso Beta visa ajudar as empreendedoras.

“Poderíamos citar uma lista de desafios que as mulheres enfrentam ao construir seus negócios: menor acesso a capital, falta de qualificação de negócios, estereótipos que as colocam em desvantagem no mercado”, comenta Renata Moraes, da ImpulsoBeta. No Gender Global Entrepreneurship and Development Index, um ranking produzido pela Dell com as condições para o empreendedorismo feminino entre mais de 30 países, o Brasil está na 20º posição.

Você também pode empreender!

Luiz Barretto, presidete do SEBRAE diz, em entrevista ao Estadão, que o empreendedorismo recebeu muitos incentivos do governo nos últimos anos, o que favoreceu a ampliação da diversidade dos empreendedores: “O perfil dos novos empreendedores é mais jovem, mais negro, mais classe C e mais feminino.”

Desde 2015 a ImpulsoBeta vem contribuindo com parte dessa diversidade trabalhando na capacitação de empreendedoras. Em parceria com a FIAP, faculdade voltada à inovação, rodamos três turmas de um curso voltado exclusivamente a mães empreendedoras. Nele, pudemos trabalhar a motivação e a capacitação de mulheres que encontram na maternidade um impulso para criarem um negócio.

Curso de empreendedorismo para mães

Turma do curso Empreendedorismo para Mães, da ImpulsoBeta

Turma do curso Empreendedorismo para Mães, da ImpulsoBeta

Aula do curso Empreendedorismo para Mães, da ImpulsoBeta

Aula do curso Empreendedorismo para Mães, da ImpulsoBeta