Comunicação inclusiva: saiba o que é, como implementar e os impactos nas empresas
Comunicação inclusiva: saiba o que é, como implementar e os impactos nas empresas
Comunicação inclusiva: saiba o que é, como implementar e os impactos nas empresas
Liderança inclusiva
Liderança inclusiva
Equipe ImpulsoBeta
Equipe ImpulsoBeta
Equipe ImpulsoBeta
01/12/2022
01/12/2022
Muitas empresas têm a inclusão como pilar fundamental, porém, no dia a dia, isso muitas vezes é esquecido, já que a mudança de hábitos e pensamentos é um processo longo.
De nada adianta as empresas apenas cumprirem a Lei de Cotas. É preciso promover a diversidade em todos os seus aspectos, contemplando todos os processos de uma organização, desde o recrutamento até a forma de se relacionar! Para isso, uma das ferramentas utilizadas é a comunicação inclusiva.
Ao longo desse conteúdo, será possível entender o que é essa comunicação e como adotá-la nas organizações. Vamos nessa!
Saiba o que é uma comunicação inclusiva
A comunicação inclusiva nas empresas pode ser definida como uma ferramenta para eliminar as barreiras no relacionamento entre as pessoas colaboradoras.
Esse tipo de comunicação se faz ainda mais importante em situações nas quais é preciso solicitar informações, pedir ajuda ou explicar algo.
As organizações devem garantir que os processos de comunicação sejam diretos, objetivos e sem margem para ruídos.
Isso quer dizer que uma empresa, quando inclusiva, demonstra respeito à diversidade, garantindo maior facilidade para que as pessoas colaboradoras consigam ter mais oportunidades.
De forma simples, uma comunicação inclusiva demanda:
Empregar uma linguagem de fácil entendimento para que as pessoas colaboradoras com baixa escolaridade ou que não tenham conhecimento de determinados idiomas e assuntos se sintam excluídas;
Utilizar terminologias corretas, eliminando termos e expressões preconceituosos e capacitistas;
Oportunizar a representatividade sem reproduzir estereótipos ou vieses inconscientes;
Dar voz à diversidade;
Acolher todas as pessoas no discurso, em suas múltiplas características.
Quais os principais impactos da comunicação inclusiva nas empresas
Pode-se dizer que, com a comunicação inclusiva, as empresas passaram a ter muito mais ganhos, principalmente na produtividade, já que as pessoas colaboradoras se sentem mais empenhadas e incluídas.
A seguir, conheça as principais vantagens que a inclusão pode proporcionar para as empresas.
Mais consciência organizacional
Métodos inclusivos servem para gerar maior consciência organizacional entre as pessoas colaboradoras. Isso faz com que a liderança apoie a causa, tornando o ambiente leve e descontraído. A diversidade é um meio prático de fortalecer a imagem da marca no mercado e de acolher diferentes profissionais.
Equipes mais produtivas e criativas
Uma equipe mais diversificada é capaz de proporcionar novas experiências, melhorando a convivência entre as pessoas. A comunicação acessível aumenta a produtividade e fortalece o clima organizacional.
Aumenta a competitividade perante a concorrência
Logo que a empresa começa a entender os benefícios para as pessoas colaboradoras, a comunicação passa a favorecer a competitividade, atraindo e retendo novos talentos dentro da organização. Adotar a acessibilidade na comunicação fortalece a imagem, a marca, e a faz ficar à frente dos concorrentes.
Dicas para implementar a comunicação inclusiva nos ambientes organizacionais
Implementar uma comunicação inclusiva é fundamental para os ambientes organizacionais a fim de ampliar as vertentes de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
No processo comunicacional, é preciso se atentar a três aspectos importantes. São eles:
Canal: responsável por garantir que todas as pessoas consigam acessar e consumir o conteúdo;
Mensagem: deve proporcionar a compreensão do conteúdo, sempre com uma linguagem bem representativa e inclusiva;
Design: os conteúdos devem fazer com que o público-alvo se identifique em meio à representatividade.
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Desenvolva pessoas com deficiência na sua empresa
Conheça as soluções da ImpulsoBeta para desenvolver pessoas com deficiência e tornar-se uma empresa anticapacitista.
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Além disso, algumas dicas essenciais fazem toda diferença na hora de promover uma comunicação inclusiva:
Envolva todas as pessoas, sem exceções, nos debates sobre comunicação;
Tenha uma comunicação inclusiva anticapacitista;
Não hesite em utilizar descrições nas imagens;
Faça workshops;
Sempre crie legendas de fácil entendimento e, se possível, tradução em Libras;
Aposte na utilização das hashtags para organizar e catalogar os conteúdos.
Características de uma comunicação inclusiva eficaz
Até aqui, pudemos compreender que uma comunicação acessível é aquela capaz de ser compreendida por qualquer pessoa, seja qual for sua posição hierárquica, seu grau de escolaridade, sua deficiência etc.
Ou seja, aquele que se preocupa com comunicação inclusiva fala de forma clara, coerente, simples e direta.
Para que a comunicação seja considerada acessível, ela precisa ter algumas características, focando os seguintes fatores:
Entendimento sobre a melhor forma para enviar mensagem (áudio, texto ou vídeo);
Inclusão de pessoas diversas;
Comunicação simples e objetiva;
Uma abordagem crítica sobre as pesquisas, consultando orientações de especialistas;
Entendimento das demandas e necessidades das pessoas;
Uso de todos os recursos disponíveis;
Linguagem inclusiva.
Ademais, a promoção da comunicação inclusiva em ambientes organizacionais é a garantia de que todas as pessoas terão acesso à informação, promovendo diversidade e espaço para que possam debater sobre o assunto.
Portanto, se sua organização já faz a contratação de profissionais baseando-se na diversidade, porém não se preocupa com a comunicação inclusiva, está na hora de começar a colocar isso em prática.
Afinal, a verdadeira inclusão é justamente promover acesso para todas as pessoas, respeitando-as e contemplando-as, independentemente das diferenças.
Diversidade e inclusão são elementos que promovem melhorias no ambiente de trabalho e também nas atividades realizadas. Isso quer dizer que uma comunicação inclusiva reflete positivamente a imagem da empresa, das pessoas que fazem parte da equipe e, ainda, de todo processo pessoal e profissional de cada uma.
Com uma metodologia única, nos, da ImpulsoBeta, acreditamos que uma boa comunicação pode auxiliar na transformação.
Para isso, temos Trilhas de Aprendizagem, nas quais trabalhamos as mais variadas temáticas, a fim de provocar reflexões e desafios reais para as organizações. Tudo para mostrar que uma comunicação inclusiva dentro de uma organização que aposta em diversidade, equidade e inclusão pode ter inúmeros impactos positivos.
Gostou do conteúdo? Continue seu aprendizado fazendo o download do nosso material gratuito Miniglossário de DEI.
Muitas empresas têm a inclusão como pilar fundamental, porém, no dia a dia, isso muitas vezes é esquecido, já que a mudança de hábitos e pensamentos é um processo longo.
De nada adianta as empresas apenas cumprirem a Lei de Cotas. É preciso promover a diversidade em todos os seus aspectos, contemplando todos os processos de uma organização, desde o recrutamento até a forma de se relacionar! Para isso, uma das ferramentas utilizadas é a comunicação inclusiva.
Ao longo desse conteúdo, será possível entender o que é essa comunicação e como adotá-la nas organizações. Vamos nessa!
Saiba o que é uma comunicação inclusiva
A comunicação inclusiva nas empresas pode ser definida como uma ferramenta para eliminar as barreiras no relacionamento entre as pessoas colaboradoras.
Esse tipo de comunicação se faz ainda mais importante em situações nas quais é preciso solicitar informações, pedir ajuda ou explicar algo.
As organizações devem garantir que os processos de comunicação sejam diretos, objetivos e sem margem para ruídos.
Isso quer dizer que uma empresa, quando inclusiva, demonstra respeito à diversidade, garantindo maior facilidade para que as pessoas colaboradoras consigam ter mais oportunidades.
De forma simples, uma comunicação inclusiva demanda:
Empregar uma linguagem de fácil entendimento para que as pessoas colaboradoras com baixa escolaridade ou que não tenham conhecimento de determinados idiomas e assuntos se sintam excluídas;
Utilizar terminologias corretas, eliminando termos e expressões preconceituosos e capacitistas;
Oportunizar a representatividade sem reproduzir estereótipos ou vieses inconscientes;
Dar voz à diversidade;
Acolher todas as pessoas no discurso, em suas múltiplas características.
Quais os principais impactos da comunicação inclusiva nas empresas
Pode-se dizer que, com a comunicação inclusiva, as empresas passaram a ter muito mais ganhos, principalmente na produtividade, já que as pessoas colaboradoras se sentem mais empenhadas e incluídas.
A seguir, conheça as principais vantagens que a inclusão pode proporcionar para as empresas.
Mais consciência organizacional
Métodos inclusivos servem para gerar maior consciência organizacional entre as pessoas colaboradoras. Isso faz com que a liderança apoie a causa, tornando o ambiente leve e descontraído. A diversidade é um meio prático de fortalecer a imagem da marca no mercado e de acolher diferentes profissionais.
Equipes mais produtivas e criativas
Uma equipe mais diversificada é capaz de proporcionar novas experiências, melhorando a convivência entre as pessoas. A comunicação acessível aumenta a produtividade e fortalece o clima organizacional.
Aumenta a competitividade perante a concorrência
Logo que a empresa começa a entender os benefícios para as pessoas colaboradoras, a comunicação passa a favorecer a competitividade, atraindo e retendo novos talentos dentro da organização. Adotar a acessibilidade na comunicação fortalece a imagem, a marca, e a faz ficar à frente dos concorrentes.
Dicas para implementar a comunicação inclusiva nos ambientes organizacionais
Implementar uma comunicação inclusiva é fundamental para os ambientes organizacionais a fim de ampliar as vertentes de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
No processo comunicacional, é preciso se atentar a três aspectos importantes. São eles:
Canal: responsável por garantir que todas as pessoas consigam acessar e consumir o conteúdo;
Mensagem: deve proporcionar a compreensão do conteúdo, sempre com uma linguagem bem representativa e inclusiva;
Design: os conteúdos devem fazer com que o público-alvo se identifique em meio à representatividade.
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Desenvolva pessoas com deficiência na sua empresa
Conheça as soluções da ImpulsoBeta para desenvolver pessoas com deficiência e tornar-se uma empresa anticapacitista.
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Além disso, algumas dicas essenciais fazem toda diferença na hora de promover uma comunicação inclusiva:
Envolva todas as pessoas, sem exceções, nos debates sobre comunicação;
Tenha uma comunicação inclusiva anticapacitista;
Não hesite em utilizar descrições nas imagens;
Faça workshops;
Sempre crie legendas de fácil entendimento e, se possível, tradução em Libras;
Aposte na utilização das hashtags para organizar e catalogar os conteúdos.
Características de uma comunicação inclusiva eficaz
Até aqui, pudemos compreender que uma comunicação acessível é aquela capaz de ser compreendida por qualquer pessoa, seja qual for sua posição hierárquica, seu grau de escolaridade, sua deficiência etc.
Ou seja, aquele que se preocupa com comunicação inclusiva fala de forma clara, coerente, simples e direta.
Para que a comunicação seja considerada acessível, ela precisa ter algumas características, focando os seguintes fatores:
Entendimento sobre a melhor forma para enviar mensagem (áudio, texto ou vídeo);
Inclusão de pessoas diversas;
Comunicação simples e objetiva;
Uma abordagem crítica sobre as pesquisas, consultando orientações de especialistas;
Entendimento das demandas e necessidades das pessoas;
Uso de todos os recursos disponíveis;
Linguagem inclusiva.
Ademais, a promoção da comunicação inclusiva em ambientes organizacionais é a garantia de que todas as pessoas terão acesso à informação, promovendo diversidade e espaço para que possam debater sobre o assunto.
Portanto, se sua organização já faz a contratação de profissionais baseando-se na diversidade, porém não se preocupa com a comunicação inclusiva, está na hora de começar a colocar isso em prática.
Afinal, a verdadeira inclusão é justamente promover acesso para todas as pessoas, respeitando-as e contemplando-as, independentemente das diferenças.
Diversidade e inclusão são elementos que promovem melhorias no ambiente de trabalho e também nas atividades realizadas. Isso quer dizer que uma comunicação inclusiva reflete positivamente a imagem da empresa, das pessoas que fazem parte da equipe e, ainda, de todo processo pessoal e profissional de cada uma.
Com uma metodologia única, nos, da ImpulsoBeta, acreditamos que uma boa comunicação pode auxiliar na transformação.
Para isso, temos Trilhas de Aprendizagem, nas quais trabalhamos as mais variadas temáticas, a fim de provocar reflexões e desafios reais para as organizações. Tudo para mostrar que uma comunicação inclusiva dentro de uma organização que aposta em diversidade, equidade e inclusão pode ter inúmeros impactos positivos.
Gostou do conteúdo? Continue seu aprendizado fazendo o download do nosso material gratuito Miniglossário de DEI.
Muitas empresas têm a inclusão como pilar fundamental, porém, no dia a dia, isso muitas vezes é esquecido, já que a mudança de hábitos e pensamentos é um processo longo.
De nada adianta as empresas apenas cumprirem a Lei de Cotas. É preciso promover a diversidade em todos os seus aspectos, contemplando todos os processos de uma organização, desde o recrutamento até a forma de se relacionar! Para isso, uma das ferramentas utilizadas é a comunicação inclusiva.
Ao longo desse conteúdo, será possível entender o que é essa comunicação e como adotá-la nas organizações. Vamos nessa!
Saiba o que é uma comunicação inclusiva
A comunicação inclusiva nas empresas pode ser definida como uma ferramenta para eliminar as barreiras no relacionamento entre as pessoas colaboradoras.
Esse tipo de comunicação se faz ainda mais importante em situações nas quais é preciso solicitar informações, pedir ajuda ou explicar algo.
As organizações devem garantir que os processos de comunicação sejam diretos, objetivos e sem margem para ruídos.
Isso quer dizer que uma empresa, quando inclusiva, demonstra respeito à diversidade, garantindo maior facilidade para que as pessoas colaboradoras consigam ter mais oportunidades.
De forma simples, uma comunicação inclusiva demanda:
Empregar uma linguagem de fácil entendimento para que as pessoas colaboradoras com baixa escolaridade ou que não tenham conhecimento de determinados idiomas e assuntos se sintam excluídas;
Utilizar terminologias corretas, eliminando termos e expressões preconceituosos e capacitistas;
Oportunizar a representatividade sem reproduzir estereótipos ou vieses inconscientes;
Dar voz à diversidade;
Acolher todas as pessoas no discurso, em suas múltiplas características.
Quais os principais impactos da comunicação inclusiva nas empresas
Pode-se dizer que, com a comunicação inclusiva, as empresas passaram a ter muito mais ganhos, principalmente na produtividade, já que as pessoas colaboradoras se sentem mais empenhadas e incluídas.
A seguir, conheça as principais vantagens que a inclusão pode proporcionar para as empresas.
Mais consciência organizacional
Métodos inclusivos servem para gerar maior consciência organizacional entre as pessoas colaboradoras. Isso faz com que a liderança apoie a causa, tornando o ambiente leve e descontraído. A diversidade é um meio prático de fortalecer a imagem da marca no mercado e de acolher diferentes profissionais.
Equipes mais produtivas e criativas
Uma equipe mais diversificada é capaz de proporcionar novas experiências, melhorando a convivência entre as pessoas. A comunicação acessível aumenta a produtividade e fortalece o clima organizacional.
Aumenta a competitividade perante a concorrência
Logo que a empresa começa a entender os benefícios para as pessoas colaboradoras, a comunicação passa a favorecer a competitividade, atraindo e retendo novos talentos dentro da organização. Adotar a acessibilidade na comunicação fortalece a imagem, a marca, e a faz ficar à frente dos concorrentes.
Dicas para implementar a comunicação inclusiva nos ambientes organizacionais
Implementar uma comunicação inclusiva é fundamental para os ambientes organizacionais a fim de ampliar as vertentes de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
No processo comunicacional, é preciso se atentar a três aspectos importantes. São eles:
Canal: responsável por garantir que todas as pessoas consigam acessar e consumir o conteúdo;
Mensagem: deve proporcionar a compreensão do conteúdo, sempre com uma linguagem bem representativa e inclusiva;
Design: os conteúdos devem fazer com que o público-alvo se identifique em meio à representatividade.
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Desenvolva pessoas com deficiência na sua empresa
Conheça as soluções da ImpulsoBeta para desenvolver pessoas com deficiência e tornar-se uma empresa anticapacitista.
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Além disso, algumas dicas essenciais fazem toda diferença na hora de promover uma comunicação inclusiva:
Envolva todas as pessoas, sem exceções, nos debates sobre comunicação;
Tenha uma comunicação inclusiva anticapacitista;
Não hesite em utilizar descrições nas imagens;
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Sempre crie legendas de fácil entendimento e, se possível, tradução em Libras;
Aposte na utilização das hashtags para organizar e catalogar os conteúdos.
Características de uma comunicação inclusiva eficaz
Até aqui, pudemos compreender que uma comunicação acessível é aquela capaz de ser compreendida por qualquer pessoa, seja qual for sua posição hierárquica, seu grau de escolaridade, sua deficiência etc.
Ou seja, aquele que se preocupa com comunicação inclusiva fala de forma clara, coerente, simples e direta.
Para que a comunicação seja considerada acessível, ela precisa ter algumas características, focando os seguintes fatores:
Entendimento sobre a melhor forma para enviar mensagem (áudio, texto ou vídeo);
Inclusão de pessoas diversas;
Comunicação simples e objetiva;
Uma abordagem crítica sobre as pesquisas, consultando orientações de especialistas;
Entendimento das demandas e necessidades das pessoas;
Uso de todos os recursos disponíveis;
Linguagem inclusiva.
Ademais, a promoção da comunicação inclusiva em ambientes organizacionais é a garantia de que todas as pessoas terão acesso à informação, promovendo diversidade e espaço para que possam debater sobre o assunto.
Portanto, se sua organização já faz a contratação de profissionais baseando-se na diversidade, porém não se preocupa com a comunicação inclusiva, está na hora de começar a colocar isso em prática.
Afinal, a verdadeira inclusão é justamente promover acesso para todas as pessoas, respeitando-as e contemplando-as, independentemente das diferenças.
Diversidade e inclusão são elementos que promovem melhorias no ambiente de trabalho e também nas atividades realizadas. Isso quer dizer que uma comunicação inclusiva reflete positivamente a imagem da empresa, das pessoas que fazem parte da equipe e, ainda, de todo processo pessoal e profissional de cada uma.
Com uma metodologia única, nos, da ImpulsoBeta, acreditamos que uma boa comunicação pode auxiliar na transformação.
Para isso, temos Trilhas de Aprendizagem, nas quais trabalhamos as mais variadas temáticas, a fim de provocar reflexões e desafios reais para as organizações. Tudo para mostrar que uma comunicação inclusiva dentro de uma organização que aposta em diversidade, equidade e inclusão pode ter inúmeros impactos positivos.
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