Quais são os estilos mais comuns de liderança e o que aprender com cada um deles?
Quais são os estilos mais comuns de liderança e o que aprender com cada um deles?
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Liderança inclusiva
Liderança inclusiva
Equipe ImpulsoBeta
Equipe ImpulsoBeta
Equipe ImpulsoBeta
08/10/2019
08/10/2019
Será que existe uma maneira correta de liderar? Como identificar meu estilo de liderança? Qual estilo é mais valorizado no mercado de trabalho? Saiba as respostas dessas questões e entenda mais sobre Estilos de Liderança.
Segundo estudos sobre Gestão e Liderança, podemos reconhecer dois principais Estilos de Liderança para classificar gestores: Liderança Transacional e Liderança Transformacional.
O primeiro estilo (Transacional), comumente associado aos homens, tem como principais características o foco na execução e resultado, preocupação com processos e clareza de papéis e hierarquia.
Já o segundo estilo (Transformacional) é relacionado a características femininas e tem como diretriz o impacto e o relacionamento interpessoal, bem como visão holística das entregas.
Tradicionalmente o estilo Transacional é o mais exercido ainda hoje entre os gestores, contudo, essa realidade vem mudando pouco a pouco.
Características que antes eram vistas como fragilidades de comportamento - como o cuidado no tratamento com pares e subordinados — têm mais valorizadas em mercados que exigem muito do networking de seus líderes.
Além disso, colaboradores têm tido cada vez mais o desejo de se sentirem participativos no negócio, com necessidade de expor ideias e buscar espaço para que elas sejam ouvidas. Por essa perspectiva, agir de maneira transformacional também está se tornando uma boa prática.
Por mais que todas as pessoas tenham tendências a serem mais transacionais ou transformacionais, ser percebido dentro de um desses estilos só faz com que o líder compreenda qual é sua zona de conforto.
Ou seja, seu estilo de liderança não é, necessariamente, um determinante de comportamento contínuo, mas apenas uma estrutura na qual aquela pessoa prefere trabalhar.
Embora as mulheres sejam reconhecidas como mais focadas no desenvolvimento das pessoas e preocupadas com a motivação pessoal de seus colaboradores, estudos afirmam que não há diferenças significativas de competências e estilos de liderança entre homens e mulheres.
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Desenvolva uma liderança inclusiva na sua empresa
Conheça o Programa de Liderança Inclusiva da ImpulsoBeta e prepare sua gestão para liderar times diversos.
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De acordo com a Inteligência de Gênero, líderes completos são aqueles que conseguem transitar entre os dois estilos de liderança com harmonia, fazendo uso consciente de cada um deles conforme a situação.
Exemplo: em uma semana de grandes entregas, como é o caso de datas sazonais, ser transacional é crucial. As decisões precisam ser rápidas e trazer benefícios imediatos a corporação, com cada membro da equipe exercendo um papel específico, sem espaço amplo para o diálogo.
Já em momentos de negociação de budget para área, o lado transformacional precisa ser trazido à tona — é necessário envolver a equipe no que está sendo discutido, aproximar os pares e ativar sua rede de networking.
Na experiência da ImpulsoBeta com diversas organizações dos mais variados setores, observamos com frequência a dificuldade no equilíbrio dessas características.
Por isso, nossa sugestão para aqueles que buscam se tornar gestores é ter clareza do seu estilo primário e entender em que momentos é necessário sair da sua zona de conforto. Assim como qualquer outra função, ser um(a) gestor(a) de alto desempenho demanda tempo e esforço consciente.
Prepare a sua empresa para as principais datas de DEI do ano com o nosso Calendário de DEI gratuito.
Será que existe uma maneira correta de liderar? Como identificar meu estilo de liderança? Qual estilo é mais valorizado no mercado de trabalho? Saiba as respostas dessas questões e entenda mais sobre Estilos de Liderança.
Segundo estudos sobre Gestão e Liderança, podemos reconhecer dois principais Estilos de Liderança para classificar gestores: Liderança Transacional e Liderança Transformacional.
O primeiro estilo (Transacional), comumente associado aos homens, tem como principais características o foco na execução e resultado, preocupação com processos e clareza de papéis e hierarquia.
Já o segundo estilo (Transformacional) é relacionado a características femininas e tem como diretriz o impacto e o relacionamento interpessoal, bem como visão holística das entregas.
Tradicionalmente o estilo Transacional é o mais exercido ainda hoje entre os gestores, contudo, essa realidade vem mudando pouco a pouco.
Características que antes eram vistas como fragilidades de comportamento - como o cuidado no tratamento com pares e subordinados — têm mais valorizadas em mercados que exigem muito do networking de seus líderes.
Além disso, colaboradores têm tido cada vez mais o desejo de se sentirem participativos no negócio, com necessidade de expor ideias e buscar espaço para que elas sejam ouvidas. Por essa perspectiva, agir de maneira transformacional também está se tornando uma boa prática.
Por mais que todas as pessoas tenham tendências a serem mais transacionais ou transformacionais, ser percebido dentro de um desses estilos só faz com que o líder compreenda qual é sua zona de conforto.
Ou seja, seu estilo de liderança não é, necessariamente, um determinante de comportamento contínuo, mas apenas uma estrutura na qual aquela pessoa prefere trabalhar.
Embora as mulheres sejam reconhecidas como mais focadas no desenvolvimento das pessoas e preocupadas com a motivação pessoal de seus colaboradores, estudos afirmam que não há diferenças significativas de competências e estilos de liderança entre homens e mulheres.
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Exemplo: em uma semana de grandes entregas, como é o caso de datas sazonais, ser transacional é crucial. As decisões precisam ser rápidas e trazer benefícios imediatos a corporação, com cada membro da equipe exercendo um papel específico, sem espaço amplo para o diálogo.
Já em momentos de negociação de budget para área, o lado transformacional precisa ser trazido à tona — é necessário envolver a equipe no que está sendo discutido, aproximar os pares e ativar sua rede de networking.
Na experiência da ImpulsoBeta com diversas organizações dos mais variados setores, observamos com frequência a dificuldade no equilíbrio dessas características.
Por isso, nossa sugestão para aqueles que buscam se tornar gestores é ter clareza do seu estilo primário e entender em que momentos é necessário sair da sua zona de conforto. Assim como qualquer outra função, ser um(a) gestor(a) de alto desempenho demanda tempo e esforço consciente.
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Já o segundo estilo (Transformacional) é relacionado a características femininas e tem como diretriz o impacto e o relacionamento interpessoal, bem como visão holística das entregas.
Tradicionalmente o estilo Transacional é o mais exercido ainda hoje entre os gestores, contudo, essa realidade vem mudando pouco a pouco.
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Além disso, colaboradores têm tido cada vez mais o desejo de se sentirem participativos no negócio, com necessidade de expor ideias e buscar espaço para que elas sejam ouvidas. Por essa perspectiva, agir de maneira transformacional também está se tornando uma boa prática.
Por mais que todas as pessoas tenham tendências a serem mais transacionais ou transformacionais, ser percebido dentro de um desses estilos só faz com que o líder compreenda qual é sua zona de conforto.
Ou seja, seu estilo de liderança não é, necessariamente, um determinante de comportamento contínuo, mas apenas uma estrutura na qual aquela pessoa prefere trabalhar.
Embora as mulheres sejam reconhecidas como mais focadas no desenvolvimento das pessoas e preocupadas com a motivação pessoal de seus colaboradores, estudos afirmam que não há diferenças significativas de competências e estilos de liderança entre homens e mulheres.
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Na experiência da ImpulsoBeta com diversas organizações dos mais variados setores, observamos com frequência a dificuldade no equilíbrio dessas características.
Por isso, nossa sugestão para aqueles que buscam se tornar gestores é ter clareza do seu estilo primário e entender em que momentos é necessário sair da sua zona de conforto. Assim como qualquer outra função, ser um(a) gestor(a) de alto desempenho demanda tempo e esforço consciente.
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