Negócios de impacto social: o que são e cinco dicas para empreendedores

Negócios de impacto social: o que são e cinco dicas para empreendedores

Negócios de impacto social: o que são e cinco dicas para empreendedores

ESG

ESG

Equipe ImpulsoBeta

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02/02/2022

02/02/2022

Imagem com três blocos de madeira alinhados sobre uma superfície refletiva e fundo azul suave. Cada bloco contém um ícone relacionado a ESG (Environmental, Social, and Governance): o primeiro bloco apresenta mãos ao redor do planeta, simbolizando responsabilidade ambiental; o segundo bloco mostra uma fábrica emitindo CO₂, representando a conscientização sobre emissões e sustentabilidade; o terceiro bloco exibe um símbolo de documento com um escudo e um tique, reforçando a importância da governança e conformidade. A imagem destaca conceitos fundamentais de práticas sustentáveis e governança corporativa.
Imagem com três blocos de madeira alinhados sobre uma superfície refletiva e fundo azul suave. Cada bloco contém um ícone relacionado a ESG (Environmental, Social, and Governance): o primeiro bloco apresenta mãos ao redor do planeta, simbolizando responsabilidade ambiental; o segundo bloco mostra uma fábrica emitindo CO₂, representando a conscientização sobre emissões e sustentabilidade; o terceiro bloco exibe um símbolo de documento com um escudo e um tique, reforçando a importância da governança e conformidade. A imagem destaca conceitos fundamentais de práticas sustentáveis e governança corporativa.
Imagem com três blocos de madeira alinhados sobre uma superfície refletiva e fundo azul suave. Cada bloco contém um ícone relacionado a ESG (Environmental, Social, and Governance): o primeiro bloco apresenta mãos ao redor do planeta, simbolizando responsabilidade ambiental; o segundo bloco mostra uma fábrica emitindo CO₂, representando a conscientização sobre emissões e sustentabilidade; o terceiro bloco exibe um símbolo de documento com um escudo e um tique, reforçando a importância da governança e conformidade. A imagem destaca conceitos fundamentais de práticas sustentáveis e governança corporativa.
Imagem com três blocos de madeira alinhados sobre uma superfície refletiva e fundo azul suave. Cada bloco contém um ícone relacionado a ESG (Environmental, Social, and Governance): o primeiro bloco apresenta mãos ao redor do planeta, simbolizando responsabilidade ambiental; o segundo bloco mostra uma fábrica emitindo CO₂, representando a conscientização sobre emissões e sustentabilidade; o terceiro bloco exibe um símbolo de documento com um escudo e um tique, reforçando a importância da governança e conformidade. A imagem destaca conceitos fundamentais de práticas sustentáveis e governança corporativa.

Mais do que uma empresa atenta às boas práticas ESG, os Negócios de Impacto são organizações que têm como foco solucionar uma problemática socioambiental e gerar receita a partir disso. Eles têm cada vez mais se tornado protagonistas na solução dos principais desafios de nosso tempo e trazido inovações tanto para o terceiro setor como para as empresas tradicionais.

O desafio das pessoas empreendedoras de impacto é grande. Eles precisam satisfazer as demandas do mercado e as necessidades de determinada comunidade. Mas há dicas que podem facilitar essa jornada.

Escute a comunidade que compartilha a problemática

Tanto o impacto quanto a receita gerada dependem da boa compreensão do problema a ser resolvido. E, para isso, é fundamental vivenciar o contexto da comunidade, observá-la e escutá-la atentamente. Se possível, a envolva em seu negócio, seja como colaboradores, fornecedores ou parceiros. As pessoas que compartilham um desafio o conhecem muito bem e já tentaram criar diversas soluções. Elas são, portanto, a melhor fonte de ideias para sua empresa.

Para essa primeira dica, sugiro mais dois conteúdos de aprofundamento: Verbete Draft: o que é Job to be Done
Outcome-Driven Innovation: JTBD Theory in Practice (em inglês)

Crie uma solução simples e que funcione

Crie uma solução que de fato endereça os problemas levantados e a valide com a comunidade. É leviano achar que nós teremos a solução perfeita e completa. Assim, é mais valioso uma solução que resolve parcialmente o problema e pode ser aprimorada ao longo do tempo a partir do feedback dos consumidores.
É importante que toda ampliação de portfólio de produtos e introdução de novas linhas de receita passem por esse processo. Ou seja, ele não é só válido na construção inicial de um modelo de negócio.

Para crescer de forma eficiente tenha foco

É muito comum encontrarmos empresas que de partida criam um portfólio extenso de soluções e tentam atender diferentes segmentos de clientes. De fato, é um raciocínio justo. Nós fomos ensinados a pensar em "não ter todos os ovos em uma única cesta". Porém, o que elas não percebem é que cada solução possui (mesmo que em pequena escala) um modo diferente de ser operacionalizada e a médio prazo a complexidade operacional delas em conjunto é tão grande que a empresa não consegue escalar.

Assim, a dica é ter foco. Comece vendendo uma única solução por vez para um único segmento de clientes. Quando atingir a otimização da venda, produção e entrega da solução, agregue mais uma ao seu portfólio. E assim por diante.

Para essa dica, sugiro mais um conteúdo de aprofundamento: O processo de validação e os voos de galinha

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Quer fazer da sua empresa um espaço mais diverso e inclusivo?

Conheça nossas soluções em DEI e agende uma conversa com nossa equipe de especialistas.

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Garanta que o impacto está institucionalizado

Os negócios de impacto normalmente nascem de empreendedores e empreendedoras muito engajadas e com grande conhecimento sobre o problema que querem resolver. Ao passar dos anos, com o crescimento dos times, a missão de difundir o propósito se torna cada vez mais árdua. Um negócio de impacto em que as contribuições da equipe não estão alinhadas com o propósito corre grande risco de não estar de fato gerando impacto.

Para isso, é importante ir além da tradicional definição de missão, visão e valores. Invistam em desdobrar os valores em comportamentos alinhados com o propósito e rituais que reforcem esses comportamentos ao longo do dia a dia.

Para essa dica, sugiro mais um conteúdo de aprofundamento: Gestão de pessoas e cultura: dicas para negócios de impacto

Procurem apoio!

A jornada pode ser bastante solitária para quem empreende. E para aqueles que empreendem para resolver suas próprias problemáticas é ainda mais difícil.

Procurem apoio de outros empreendedores e empreendedoras. Existem comunidades específicas para isso, tanto físicas quanto em redes sociais.
Além disso, busquem por mentores e mentoras que possam complementar os conhecimentos necessários para sua empresa.

E por fim, se aproximem de pessoas relevantes em seu mercado para facilitar a abertura de portas comerciais e parcerias.

Existe um tipo de organização que oferece esses três itens, são as aceleradoras de negócios de impacto. O Quintessa é um exemplo delas e existem outros ótimos exemplos. Nosso papel é nutrir uma rede de empreendedoras e empreendedores, apoiá-los na transformação de suas empresas, conectá-los com mentorias e abrir portas com o mercado e grandes empresas.

Independente do modelo que preferirem, vale se apoiar em pessoas que estão trilhando as mesmas jornadas!


Prepare a sua empresa para as principais datas de DEI do ano com o nosso Calendário de DEI gratuito.

Mais do que uma empresa atenta às boas práticas ESG, os Negócios de Impacto são organizações que têm como foco solucionar uma problemática socioambiental e gerar receita a partir disso. Eles têm cada vez mais se tornado protagonistas na solução dos principais desafios de nosso tempo e trazido inovações tanto para o terceiro setor como para as empresas tradicionais.

O desafio das pessoas empreendedoras de impacto é grande. Eles precisam satisfazer as demandas do mercado e as necessidades de determinada comunidade. Mas há dicas que podem facilitar essa jornada.

Escute a comunidade que compartilha a problemática

Tanto o impacto quanto a receita gerada dependem da boa compreensão do problema a ser resolvido. E, para isso, é fundamental vivenciar o contexto da comunidade, observá-la e escutá-la atentamente. Se possível, a envolva em seu negócio, seja como colaboradores, fornecedores ou parceiros. As pessoas que compartilham um desafio o conhecem muito bem e já tentaram criar diversas soluções. Elas são, portanto, a melhor fonte de ideias para sua empresa.

Para essa primeira dica, sugiro mais dois conteúdos de aprofundamento: Verbete Draft: o que é Job to be Done
Outcome-Driven Innovation: JTBD Theory in Practice (em inglês)

Crie uma solução simples e que funcione

Crie uma solução que de fato endereça os problemas levantados e a valide com a comunidade. É leviano achar que nós teremos a solução perfeita e completa. Assim, é mais valioso uma solução que resolve parcialmente o problema e pode ser aprimorada ao longo do tempo a partir do feedback dos consumidores.
É importante que toda ampliação de portfólio de produtos e introdução de novas linhas de receita passem por esse processo. Ou seja, ele não é só válido na construção inicial de um modelo de negócio.

Para crescer de forma eficiente tenha foco

É muito comum encontrarmos empresas que de partida criam um portfólio extenso de soluções e tentam atender diferentes segmentos de clientes. De fato, é um raciocínio justo. Nós fomos ensinados a pensar em "não ter todos os ovos em uma única cesta". Porém, o que elas não percebem é que cada solução possui (mesmo que em pequena escala) um modo diferente de ser operacionalizada e a médio prazo a complexidade operacional delas em conjunto é tão grande que a empresa não consegue escalar.

Assim, a dica é ter foco. Comece vendendo uma única solução por vez para um único segmento de clientes. Quando atingir a otimização da venda, produção e entrega da solução, agregue mais uma ao seu portfólio. E assim por diante.

Para essa dica, sugiro mais um conteúdo de aprofundamento: O processo de validação e os voos de galinha

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Quer fazer da sua empresa um espaço mais diverso e inclusivo?

Conheça nossas soluções em DEI e agende uma conversa com nossa equipe de especialistas.

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Garanta que o impacto está institucionalizado

Os negócios de impacto normalmente nascem de empreendedores e empreendedoras muito engajadas e com grande conhecimento sobre o problema que querem resolver. Ao passar dos anos, com o crescimento dos times, a missão de difundir o propósito se torna cada vez mais árdua. Um negócio de impacto em que as contribuições da equipe não estão alinhadas com o propósito corre grande risco de não estar de fato gerando impacto.

Para isso, é importante ir além da tradicional definição de missão, visão e valores. Invistam em desdobrar os valores em comportamentos alinhados com o propósito e rituais que reforcem esses comportamentos ao longo do dia a dia.

Para essa dica, sugiro mais um conteúdo de aprofundamento: Gestão de pessoas e cultura: dicas para negócios de impacto

Procurem apoio!

A jornada pode ser bastante solitária para quem empreende. E para aqueles que empreendem para resolver suas próprias problemáticas é ainda mais difícil.

Procurem apoio de outros empreendedores e empreendedoras. Existem comunidades específicas para isso, tanto físicas quanto em redes sociais.
Além disso, busquem por mentores e mentoras que possam complementar os conhecimentos necessários para sua empresa.

E por fim, se aproximem de pessoas relevantes em seu mercado para facilitar a abertura de portas comerciais e parcerias.

Existe um tipo de organização que oferece esses três itens, são as aceleradoras de negócios de impacto. O Quintessa é um exemplo delas e existem outros ótimos exemplos. Nosso papel é nutrir uma rede de empreendedoras e empreendedores, apoiá-los na transformação de suas empresas, conectá-los com mentorias e abrir portas com o mercado e grandes empresas.

Independente do modelo que preferirem, vale se apoiar em pessoas que estão trilhando as mesmas jornadas!


Prepare a sua empresa para as principais datas de DEI do ano com o nosso Calendário de DEI gratuito.

Mais do que uma empresa atenta às boas práticas ESG, os Negócios de Impacto são organizações que têm como foco solucionar uma problemática socioambiental e gerar receita a partir disso. Eles têm cada vez mais se tornado protagonistas na solução dos principais desafios de nosso tempo e trazido inovações tanto para o terceiro setor como para as empresas tradicionais.

O desafio das pessoas empreendedoras de impacto é grande. Eles precisam satisfazer as demandas do mercado e as necessidades de determinada comunidade. Mas há dicas que podem facilitar essa jornada.

Escute a comunidade que compartilha a problemática

Tanto o impacto quanto a receita gerada dependem da boa compreensão do problema a ser resolvido. E, para isso, é fundamental vivenciar o contexto da comunidade, observá-la e escutá-la atentamente. Se possível, a envolva em seu negócio, seja como colaboradores, fornecedores ou parceiros. As pessoas que compartilham um desafio o conhecem muito bem e já tentaram criar diversas soluções. Elas são, portanto, a melhor fonte de ideias para sua empresa.

Para essa primeira dica, sugiro mais dois conteúdos de aprofundamento: Verbete Draft: o que é Job to be Done
Outcome-Driven Innovation: JTBD Theory in Practice (em inglês)

Crie uma solução simples e que funcione

Crie uma solução que de fato endereça os problemas levantados e a valide com a comunidade. É leviano achar que nós teremos a solução perfeita e completa. Assim, é mais valioso uma solução que resolve parcialmente o problema e pode ser aprimorada ao longo do tempo a partir do feedback dos consumidores.
É importante que toda ampliação de portfólio de produtos e introdução de novas linhas de receita passem por esse processo. Ou seja, ele não é só válido na construção inicial de um modelo de negócio.

Para crescer de forma eficiente tenha foco

É muito comum encontrarmos empresas que de partida criam um portfólio extenso de soluções e tentam atender diferentes segmentos de clientes. De fato, é um raciocínio justo. Nós fomos ensinados a pensar em "não ter todos os ovos em uma única cesta". Porém, o que elas não percebem é que cada solução possui (mesmo que em pequena escala) um modo diferente de ser operacionalizada e a médio prazo a complexidade operacional delas em conjunto é tão grande que a empresa não consegue escalar.

Assim, a dica é ter foco. Comece vendendo uma única solução por vez para um único segmento de clientes. Quando atingir a otimização da venda, produção e entrega da solução, agregue mais uma ao seu portfólio. E assim por diante.

Para essa dica, sugiro mais um conteúdo de aprofundamento: O processo de validação e os voos de galinha

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Quer fazer da sua empresa um espaço mais diverso e inclusivo?

Conheça nossas soluções em DEI e agende uma conversa com nossa equipe de especialistas.

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Garanta que o impacto está institucionalizado

Os negócios de impacto normalmente nascem de empreendedores e empreendedoras muito engajadas e com grande conhecimento sobre o problema que querem resolver. Ao passar dos anos, com o crescimento dos times, a missão de difundir o propósito se torna cada vez mais árdua. Um negócio de impacto em que as contribuições da equipe não estão alinhadas com o propósito corre grande risco de não estar de fato gerando impacto.

Para isso, é importante ir além da tradicional definição de missão, visão e valores. Invistam em desdobrar os valores em comportamentos alinhados com o propósito e rituais que reforcem esses comportamentos ao longo do dia a dia.

Para essa dica, sugiro mais um conteúdo de aprofundamento: Gestão de pessoas e cultura: dicas para negócios de impacto

Procurem apoio!

A jornada pode ser bastante solitária para quem empreende. E para aqueles que empreendem para resolver suas próprias problemáticas é ainda mais difícil.

Procurem apoio de outros empreendedores e empreendedoras. Existem comunidades específicas para isso, tanto físicas quanto em redes sociais.
Além disso, busquem por mentores e mentoras que possam complementar os conhecimentos necessários para sua empresa.

E por fim, se aproximem de pessoas relevantes em seu mercado para facilitar a abertura de portas comerciais e parcerias.

Existe um tipo de organização que oferece esses três itens, são as aceleradoras de negócios de impacto. O Quintessa é um exemplo delas e existem outros ótimos exemplos. Nosso papel é nutrir uma rede de empreendedoras e empreendedores, apoiá-los na transformação de suas empresas, conectá-los com mentorias e abrir portas com o mercado e grandes empresas.

Independente do modelo que preferirem, vale se apoiar em pessoas que estão trilhando as mesmas jornadas!


Prepare a sua empresa para as principais datas de DEI do ano com o nosso Calendário de DEI gratuito.

Se trata de uma foto colorida da nossa CEO Renata Moraes digitando em seu laptop.
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