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5 habilidades que líderes do futuro devem descartar

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Liderança inclusiva

Liderança inclusiva

Equipe ImpulsoBeta

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21/08/2019

21/08/2019

Imagem de uma reunião de negócios, onde quatro pessoas em trajes formais estão concentradas em documentos sobre uma mesa de madeira. Em primeiro plano, uma mão segura uma caneta, aparentando fazer anotações em um contrato ou documento importante, enquanto ao lado há um copo de água. A cena transmite uma atmosfera de seriedade e foco em atividades corporativas e decisões estratégicas.
Imagem de uma reunião de negócios, onde quatro pessoas em trajes formais estão concentradas em documentos sobre uma mesa de madeira. Em primeiro plano, uma mão segura uma caneta, aparentando fazer anotações em um contrato ou documento importante, enquanto ao lado há um copo de água. A cena transmite uma atmosfera de seriedade e foco em atividades corporativas e decisões estratégicas.
Imagem de uma reunião de negócios, onde quatro pessoas em trajes formais estão concentradas em documentos sobre uma mesa de madeira. Em primeiro plano, uma mão segura uma caneta, aparentando fazer anotações em um contrato ou documento importante, enquanto ao lado há um copo de água. A cena transmite uma atmosfera de seriedade e foco em atividades corporativas e decisões estratégicas.
Imagem de uma reunião de negócios, onde quatro pessoas em trajes formais estão concentradas em documentos sobre uma mesa de madeira. Em primeiro plano, uma mão segura uma caneta, aparentando fazer anotações em um contrato ou documento importante, enquanto ao lado há um copo de água. A cena transmite uma atmosfera de seriedade e foco em atividades corporativas e decisões estratégicas.

Liderança nunca deixou de ser tendência. Afinal, líderes são agentes de mudança dentro e fora das organizações. E na Era 4.0, momento marcado pelo avanço da tecnologia e pelo aumento exponencial na velocidade das mudanças, o papel de liderança ganha ainda mais importância.

Mas, a forma de liderar está sendo revisada para conseguir atender a nova dinâmica do mundo do trabalho. Isso significa que os Líderes do Futuro vão precisar se remodelar, se reinventar e desaprender práticas e habilidades que não cabem mais na lógica pós-digital.

O que você precisará desaprender?

São várias as tendências geradas pela Era 4.0. Algumas já podem estar instituídas em sua organização e outras podem parecer distantes, mas vale a pena conferir e se atentar a cada uma delas:

Mandar X Integrar

Os novos arranjos do mundo do trabalho favorecem a definição de modelos organizacionais horizontais, com ausência de hierarquias bem definidas e que considere a voz de todos.

Isso significa que a postura profissional dos mais jovens tende a ser mais ativa, crítica e protagonista, redirecionando também a postura dos mais experientes. Nessa nova realidade, líderes cumprem um importante papel de integradores de diferentes interesses e propagadores de novas perspectivas, caminhos e possibilidades.

Planejar X Adaptar

A Era 4.0 é marcada pela imprevisibilidade e por múltiplas possibilidades. Isso dificulta a realização de planejamentos, mas não significa deixar de agir estrategicamente.

O papel da liderança passa a ser o de redirecionar a rota a cada mudança, realizando as devidas adaptações para alcançar os resultados que deseja. Mais do que nunca criar oportunidade em meio ao caos, gerenciar prioridades e dar foco.

Terceirizar X Desenvolver

Uma tendência já em prática no mundo todo é o fato de líderes assumirem o papel de mentores no desenvolvimento de seus liderados.

Essa função, que costumava ser de responsabilidade da área de recursos humanos, passa a ser compartilhada para tornar realidade a prática do Lifelong Learning - fazer do aprendizado uma constante para a vida toda. Ou seja, os líderes precisarão se tornar cada vez mais formadores e desenvolvedores de pessoas.

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Desenvolva uma liderança inclusiva na sua empresa

Conheça o Programa de Liderança Inclusiva da ImpulsoBeta e prepare sua gestão para liderar times diversos.

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Processos X Projetos

A velocidade das mudanças exige constante adaptação, deixando de fazer sentido o estabelecimento de processos rígidos para gerenciar o escopo de trabalho. Como consequência, a organização de células ou grupos de trabalho por projeto ganha mais adeptos.

A cada novo desafio, uma equipe de pessoas de diferentes perfis e habilidades é mobilizada para atuarem juntas e temporariamente. A responsabilidade da liderança se torna a de conhecer, buscar e direcionar os melhores talentos a cada novo projeto.

Centralidade X Cocriação

O novo mundo é hiperconectado e mais atento a relacionamentos com laços de lealdade, colaboração e reciprocidade. A liderança já deixou de ser uma questão de cargos e funções e é hoje muito mais sobre clareza de intenções e esforços compartilhados.

Cultivar sua rede de liderados para caminharem ao seu lado na cocriação de alternativas e soluções do porvir pode se tornar sua maior força em tempos de constante imprevisibilidade.

Dica bônus: Convergir X Divergir

a ação criativa e a inovação são exigências para todo negócio que quer se manter competitivo na era pós-digital. E a forma mais rápida e efetiva para isso é promover todo tipo de diversidade - de gênero, cor, condição social, formação, etc.

Isso porque trabalhar imerso na diferença contribui para que as pessoas complementem suas visões e pensem fora da caixa para resolver problemas complexos e ambíguos. Assim, o papel do líder é maximizar esse potencial e fazer da divergência o maior diferencial de sua equipe.


Quer expandir seus conhecimentos sobre Diversidade e Inclusão? Faça o download gratuito do nosso Miniglossário de DEI e aprenda os principais termos e conceitos.

Liderança nunca deixou de ser tendência. Afinal, líderes são agentes de mudança dentro e fora das organizações. E na Era 4.0, momento marcado pelo avanço da tecnologia e pelo aumento exponencial na velocidade das mudanças, o papel de liderança ganha ainda mais importância.

Mas, a forma de liderar está sendo revisada para conseguir atender a nova dinâmica do mundo do trabalho. Isso significa que os Líderes do Futuro vão precisar se remodelar, se reinventar e desaprender práticas e habilidades que não cabem mais na lógica pós-digital.

O que você precisará desaprender?

São várias as tendências geradas pela Era 4.0. Algumas já podem estar instituídas em sua organização e outras podem parecer distantes, mas vale a pena conferir e se atentar a cada uma delas:

Mandar X Integrar

Os novos arranjos do mundo do trabalho favorecem a definição de modelos organizacionais horizontais, com ausência de hierarquias bem definidas e que considere a voz de todos.

Isso significa que a postura profissional dos mais jovens tende a ser mais ativa, crítica e protagonista, redirecionando também a postura dos mais experientes. Nessa nova realidade, líderes cumprem um importante papel de integradores de diferentes interesses e propagadores de novas perspectivas, caminhos e possibilidades.

Planejar X Adaptar

A Era 4.0 é marcada pela imprevisibilidade e por múltiplas possibilidades. Isso dificulta a realização de planejamentos, mas não significa deixar de agir estrategicamente.

O papel da liderança passa a ser o de redirecionar a rota a cada mudança, realizando as devidas adaptações para alcançar os resultados que deseja. Mais do que nunca criar oportunidade em meio ao caos, gerenciar prioridades e dar foco.

Terceirizar X Desenvolver

Uma tendência já em prática no mundo todo é o fato de líderes assumirem o papel de mentores no desenvolvimento de seus liderados.

Essa função, que costumava ser de responsabilidade da área de recursos humanos, passa a ser compartilhada para tornar realidade a prática do Lifelong Learning - fazer do aprendizado uma constante para a vida toda. Ou seja, os líderes precisarão se tornar cada vez mais formadores e desenvolvedores de pessoas.

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Processos X Projetos

A velocidade das mudanças exige constante adaptação, deixando de fazer sentido o estabelecimento de processos rígidos para gerenciar o escopo de trabalho. Como consequência, a organização de células ou grupos de trabalho por projeto ganha mais adeptos.

A cada novo desafio, uma equipe de pessoas de diferentes perfis e habilidades é mobilizada para atuarem juntas e temporariamente. A responsabilidade da liderança se torna a de conhecer, buscar e direcionar os melhores talentos a cada novo projeto.

Centralidade X Cocriação

O novo mundo é hiperconectado e mais atento a relacionamentos com laços de lealdade, colaboração e reciprocidade. A liderança já deixou de ser uma questão de cargos e funções e é hoje muito mais sobre clareza de intenções e esforços compartilhados.

Cultivar sua rede de liderados para caminharem ao seu lado na cocriação de alternativas e soluções do porvir pode se tornar sua maior força em tempos de constante imprevisibilidade.

Dica bônus: Convergir X Divergir

a ação criativa e a inovação são exigências para todo negócio que quer se manter competitivo na era pós-digital. E a forma mais rápida e efetiva para isso é promover todo tipo de diversidade - de gênero, cor, condição social, formação, etc.

Isso porque trabalhar imerso na diferença contribui para que as pessoas complementem suas visões e pensem fora da caixa para resolver problemas complexos e ambíguos. Assim, o papel do líder é maximizar esse potencial e fazer da divergência o maior diferencial de sua equipe.


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Liderança nunca deixou de ser tendência. Afinal, líderes são agentes de mudança dentro e fora das organizações. E na Era 4.0, momento marcado pelo avanço da tecnologia e pelo aumento exponencial na velocidade das mudanças, o papel de liderança ganha ainda mais importância.

Mas, a forma de liderar está sendo revisada para conseguir atender a nova dinâmica do mundo do trabalho. Isso significa que os Líderes do Futuro vão precisar se remodelar, se reinventar e desaprender práticas e habilidades que não cabem mais na lógica pós-digital.

O que você precisará desaprender?

São várias as tendências geradas pela Era 4.0. Algumas já podem estar instituídas em sua organização e outras podem parecer distantes, mas vale a pena conferir e se atentar a cada uma delas:

Mandar X Integrar

Os novos arranjos do mundo do trabalho favorecem a definição de modelos organizacionais horizontais, com ausência de hierarquias bem definidas e que considere a voz de todos.

Isso significa que a postura profissional dos mais jovens tende a ser mais ativa, crítica e protagonista, redirecionando também a postura dos mais experientes. Nessa nova realidade, líderes cumprem um importante papel de integradores de diferentes interesses e propagadores de novas perspectivas, caminhos e possibilidades.

Planejar X Adaptar

A Era 4.0 é marcada pela imprevisibilidade e por múltiplas possibilidades. Isso dificulta a realização de planejamentos, mas não significa deixar de agir estrategicamente.

O papel da liderança passa a ser o de redirecionar a rota a cada mudança, realizando as devidas adaptações para alcançar os resultados que deseja. Mais do que nunca criar oportunidade em meio ao caos, gerenciar prioridades e dar foco.

Terceirizar X Desenvolver

Uma tendência já em prática no mundo todo é o fato de líderes assumirem o papel de mentores no desenvolvimento de seus liderados.

Essa função, que costumava ser de responsabilidade da área de recursos humanos, passa a ser compartilhada para tornar realidade a prática do Lifelong Learning - fazer do aprendizado uma constante para a vida toda. Ou seja, os líderes precisarão se tornar cada vez mais formadores e desenvolvedores de pessoas.

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O novo mundo é hiperconectado e mais atento a relacionamentos com laços de lealdade, colaboração e reciprocidade. A liderança já deixou de ser uma questão de cargos e funções e é hoje muito mais sobre clareza de intenções e esforços compartilhados.

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Se trata de uma foto colorida da nossa CEO Renata Moraes digitando em seu laptop.
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