6 características de uma liderança inclusiva
A liderança inclusiva pode ser considerada uma das soft skills mais solicitadas no mercado de trabalho, isso porque o comportamento da pessoa líder reflete diretamente na forma como ela vai se relacionar no ambiente corporativo e ser exemplo para suas equipes.
Essa liderança carrega competências comportamentais que incluem, por exemplo, empatia, ética, facilidade em solucionar problemas e flexibilidade. Essas características são fundamentais para que o local de trabalho tenha um clima mais harmonioso, diverso e inclusivo.
Além disso, uma liderança inclusiva é capaz de fazer com que as pessoas do time se sintam valorizadas e tenham para si a sensação de que pertencem e são respeitadas no ambiente de trabalho.
Importância de promover a liderança inclusiva no ambiente organizacional
A liderança inclusiva aplicada nos ambientes organizacionais é fundamental, já que torna o ambiente de trabalho mais saudável e seguro. De acordo com um estudo da consultoria McKinsey & Company, empresas com esse pilar social podem apresentar melhorias nas suas práticas internas.
A pesquisa aponta que pessoas colaboradoras de empresas comprometidas com a diversidade tem até 11% a mais de chances de falarem abertamente sobre quem realmente são. Essas mesmas pessoas podem ter mais de 152% de probabilidade de se sentirem seguras e, assim, proporem suas ideias.
A liderança inclusiva é capaz de valorizar as pessoas, respeitando suas individualidades. Ou seja, ela permite que as equipes sejam cada vez mais colaborativas.
O poder da escuta
Saber ouvir o que as pessoas colaboradoras têm a dizer é essencial para o sucesso de qualquer organização. Através do poder de escuta, é possível entender melhor o que cada uma precisa e, assim, desenvolver um relacionamento de qualidade.
Quando bem executada, a prática da escuta pode proporcionar inúmeros benefícios, indo da melhoria no relacionamento com os públicos interno e externo à redução de conflitos comuns por falhas na comunicação.
Alguns benefícios podem ser notados com essa prática, sendo os principais:
Melhoria na relação com equipes;
Maior assertividade em diálogos;
Redução dos ruídos de comunicação;
Mais absorção de informações relevantes;
Aumento de confiança entre as pessoas colaboradoras;
Redução de falhas ocasionadas por má comunicação;
Diminuição de conflitos internos;
Desenvolvimento de empatia;
Maior incentivo ao trabalho em equipe;
Melhor clima organizacional;
Otimização de processos;
Ambientes mais diversos, inclusivos e igualitários.
Lembre-se: é através do poder de escuta que conseguimos interpretar e analisar o que a pessoa tem a dizer, podendo chegar a conclusões sem que erros apareçam.
Conheça 6 características fundamentais da liderança inclusiva
Pessoas líderes inclusivas sabem ouvir e colaborar com as demais, antes de qualquer tomada de decisão. Elas promovem uma integração de sucesso emuma gestão inclusiva.
A seguir, conheça 6 características fundamentais para uma liderança inclusiva.
1. Escuta ativa
Uma pessoa líder inclusiva se concentra, de forma ativa, em ouvir toda a sua equipe para que ela dê suas ideias e participe dos projetos, promovendo seu pertencimento e engajamento.
Além disso, a escuta ativa possibilita obter informações valiosas, como ideias e soluções, capazes de apoiar melhor as tomadas de decisão.
Outro ponto é o fato de envolver outras pessoas em discussões, buscando sempre melhorias nos processos organizacionais.
2. Feedback construtivo
Dar feedback às pessoas colaboradoras é uma forma de praticar a liderança inclusiva. Promover esses diálogos construtivos auxilia na hora de criar novas estratégias de gestão ou, ainda, de considerar mudanças sempre que necessário para melhorar a maneira de liderar sua organização.
3. Comunicação eficaz
Iniciar discussões assertivas, com base em diálogos, faz toda a diferença na hora de manter uma comunicação eficaz.
Lideranças fortes e inclusivas são capazes de se destacar em reuniões importantes, por exemplo, justamente por iniciarem uma discussão e saber conduzi-la. Além disso, elas sabem estabelecer conversas e relacionamentos de maneira produtiva e válida para toda a equipe.
4. Empatia
A empatia é fator crucial para uma liderança inclusiva, sendo uma característica daquela que busca ativamente compreender todas as perspectivas, os sentimentos e as ideias de todas as pessoas.
A empatia também diz respeito à disponibilidade de ser flexível, de se colocar no lugar da outra pessoa mediante as necessidades encontradas e o momento vivido.
5. Criatividade
Ter criatividade é permitir que ideias únicas tenham contribuições inovadoras, ponto-chave da liderança inclusiva. A capacidade de pensar "fora da caixa" permite o desenvolvimento de pontos fortes para uma liderança que busca auxílio e considera ideias ou métodos não tradicionais para a criação de projetos e tarefas.
6. Trabalho em equipe
Espírito de colaboração e capacidade de trabalhar em equipe são pontos fortes de uma liderança inclusiva. Por meio dessas competências, a liderança é capaz de gerar resultados mais assertivos e eficazes.
Liderança inclusiva: entenda como liderar com diversidade, equidade e inclusão
De maneira geral, a liderança deve compreender as necessidades individuais e coletivas, sempre buscando alinhá-las com as necessidades do negócio.
O mais indicado para quem deseja implementar uma liderança inclusiva é elaborar um diagnóstico da organização, a fim de traçar um trabalho que deverá ser contínuo – afinal, o futuro da empresa só existe mediante um trabalho bem estruturado.
Acolher a diversidade deve ser uma atitude do cotidiano. Ter lideranças capacitadas é uma forma de manter a integração da equipe, acolhendo todas as pessoas e contribuindo para ser uma empresa referência quando o assunto é a DEI.
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