Característica e competências de uma liderança inclusiva
Você já ouviu falar em liderança inclusiva? Para alcançar os objetivos e metas de um negócio, é fundamental que a organização a tenha, já que ela consegue incluir toda a equipe e estimular o desenvolvimento na totalidade.
A partir do momento que a empresa tem um quadro diverso de profissionais, ela só tem a ganhar. Mas lembre: as lideranças devem saber guiar as pessoas colaboradoras, incentivando cada vez mais a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).
Ao longo deste conteúdo, será possível entender tudo sobre esse tipo de liderança. Vamos nessa!
Entenda a importância da liderança inclusiva
Um estudo realizado pela McKinsey & Company indicou melhorias nos pilares sociais das organizações e mostrou que as pessoas colaboradoras de empresas comprometidas com a diversidade têm 11% a mais de chance de afirmar que elas "podem ser quem realmente são" no ambiente de trabalho, incentivando-as a participar e contribuir mais.
Ainda segundo a pesquisa, essas pessoas têm probabilidade 152% maior de se sentirem seguras na hora de propor ideias e encontrar soluções inovadoras.
De forma geral, a liderança inclusiva faz com que a organização seja mais saudável, melhorando automaticamente o clima organizacional. Com ela, é possível propor ideias que podem impactar diretamente na performance de profissionais, de áreas e de toda a empresa.
Afinal, o que é a liderança inclusiva?
A liderança inclusiva diz respeito a líderes que conseguem desenvolver, potencializar e promover mudanças nas soft skills das suas equipes, proporcionando um ambiente com os mais diferentes pensamentos, culturas, etnias, idades e opiniões.
Esse modelo de liderança deve fazer parte das organizações que possuem a Diversidade, Equidade e Inclusão como um fator essencial. Incentivar as melhores práticas de DEI é um ato que proporciona equipes diversas, bem como ideias e soluções inovadoras.
Ou seja, a partir do momento que as pessoas colaboradoras se sentem pertencentes e valorizadas, é possível eliminar quaisquer tendências ou aparências que representam um tratamento diferenciado, fazendo com que se sintam mais à vontade para propor, inovar e sugerir.
Conheça algumas características de uma liderança inclusiva
Uma liderança inclusiva cria um ambiente diversificado e inclusivo que proporciona um clima organizacional inovador e criativo. Sendo assim, algumas características para uma liderança inclusiva são:
boa comunicação;
motivação e inspiração;
confiabilidade para que integrantes se sintam confortáveis para levar problemas à gestão;
comprometimento para seguir com o que foi definido com a equipe;
flexibilidade na hora de lidar com os imprevistos que acontecem no ambiente de trabalho.
Confira as competências de uma liderança inclusiva
A liderança inclusiva necessita desenvolver inúmeras competências para desempenhar sua função, sendo elas:
Colaboração: capacidade de apoiar as demais pessoas. Assim, a liderança se importa com a capacitação e participação de cada integrante da equipe, respeitando sua diversidade.
Empatia: qualidade na qual a liderança se coloca no lugar das pessoas da equipe para entender suas dores e necessidades, acolhendo cada opinião.
Humildade: atributo de não se colocar em posição acima das demais pessoas, conseguindo admitir erros. Essa característica proporciona leveza para o ambiente de trabalho, fazendo com que a pessoa colaboradora procure ajuda sem receio.
Lealdade: liderança leal é aquela que apoia suas equipes, seja na vitória ou na derrota. Assim, elas se sentem comprometidas e motivadas a dar sempre o melhor.
Observação: é superimportante que a liderança demonstre interesse nos times, visando observar e identificar pontos fortes e fracos. Dessa maneira, fica mais fácil alcançar todos os potenciais.
Escuta ativa: capacidade de ouvir ativamente as pessoas da sua equipe, garantindo um clima organizacional saudável e melhor performance.
Criatividade: capacidade de pensar com originalidade, fornecendo espaço para que todas as pessoas façam o mesmo, por exemplo.
É possível entender que as empresas estão adotando estratégias de diversidade como um diferencial competitivo, mas, para funcionar, é preciso existir a liderança inclusiva.
Apenas ela consegue guiar pessoas dos mais variados perfis profissionais, garantindo um ambiente de trabalho seguro, onde todos contribuam com suas pluralidades.
Gostou do conteúdo? A ImpulsoBeta atua com metodologias exclusivas para a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).