Conheça a Employee Voice e como ela pode auxiliar nos resultados da empresa
Você já ouviu falar sobre employee voice? Traduzindo para o português, significa a voz do colaborador. O conceito não é muito conhecido, porém é essencial para um bom funcionamento das empresas e das relações interpessoais.
Frente a um tema tão importante, elaboramos esse conteúdo explicando mais sobre a Employee Voice e como sua empresa pode usufruir dessa prática. Boa leitura!
O que é employee voice?
Employee Voice envolve a criação da escuta de espaços e oportunidades para que os colaboradores possam expressar ideias, inquietações e feedbacks. E nesse espaço não há julgamento sobre o que está sendo dito.
A iniciativa de ouvir as sugestões e colocá-las em prática faz com que as pessoas das organizações se sintam parte do ambiente organizacional. Assim, conseguem ser mais criativas e livres para exercerem suas atividades.
Objetivo e benefícios do employee voice
A estratégia tem o objetivo de passar feedbacks, incluir todas as pessoas na tomada de decisão e dar valor ao time. De forma simples, é um conceito de comunicação entre a empresa e as pessoas colaboradoras.
Até aqui, abordamos o quanto é essencial que as pessoas da equipe participem ativamente da empresa. Quando isso acontece, benefícios da Employee Voice podem ser notados, como:
time com mais motivação;
promoção de engajamento;
mais inovação;
aumento da produtividade;
mais agilidade nas tomadas de decisão;
melhores resultados.
Como aplicar e estimular o employee voice
Para aplicar a Employee Voice, é necessário fornecer canais de comunicação. Eles podem ser informais (como envio de e-mails e feedbacks) ou formais (como pesquisas de opinião ou caixas de sugestões).
Para que estes e outros instrumentos demostrem seu potencial, também é necessário adotar algumas mudanças de mindset, que incluem:
Flexibilize a liderança
A liderança de uma empresa deve estar preparada para aceitar e ouvir opiniões, pois o que as pessoas querem dizer ajudam na expansão do negócio. Com isso, é possível passar segurança, sem medo de censuras.
O primeiro passo para dar início à Employee Voice é começar a adotar uma postura colaborativa, envolvendo toda a equipe em um processo de decisão.
Tenha um canal aberto para opiniões
A empresa deve incentivar que as ideias sejam compartilhadas. É comum no começo ocorrer desconforto para expressar a opinião. Então, a organização pode utilizar caixas de sugestões, por exemplo.
Porém, essa não é a única ação. Reuniões periódicas para escutar as pessoas e deixá-las mais confortáveis e seguras para propor ideias e sugestões.
Pratique a escuta ativa
Trata-se do ato de escutar com atenção e entender o que a equipe fala. Isso quer dizer que, para todas as pessoas terem oportunidade de se expressar, a liderança deve estar aberta a ouvir as opiniões e questões apresentadas.
Pratique isso na sua empresa. Ouça sem julgamentos ou preconceitos. Só assim, o ambiente organizacional pode se tornar seguro para que colaboradores se expressem da melhor forma.
Crie ações de interação
Use e abuse das palestras, meetups, workshops e tudo aquilo que possa incentivar participações em rodas de conversas. Aqui, o foco é criar um ambiente totalmente positivo, onde as trocas de experiência façam parte do trabalho.
Promova brainstorming
O termo refere-se a uma técnica de compartilhamento de ideias espontâneas. Trata-se de reuniões que incluem pessoas das mais diferentes áreas, discutindo novas ideias para se chegar a um objetivo.
Durante a reunião, julgamentos não existem, e todas as sugestões são bem-vindas para que novas ideias sejam desenvolvidas.
Adote a Employee Voice em sua empresa
A Employee Voice é um conceito importante para as organizações. Quando adotada como parte da cultura organizacional, as lideranças passam a ouvir o que as pessoas da equipe têm a dizer sobre processos, gestão e funcionamento das atividades.
Lembre-se: para que as empresas cresçam nesse cenário, é fundamental praticar as estratégias citadas ao longo desse conteúdo. Dessa forma, será possível se destacar no mercado.
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