Descubra a importância da diversidade dentro de uma empresa!
Promover a diversidade dentro de uma empresa é um assunto importante e que precisa ser discutido. O tema tem ligação com o princípio de que condição social, orientação sexual, raça, religião e outras características não podem ser motivos de exclusão das pessoas.
É fundamental incluir, nas decisões e nos processos da empresa, todas as pessoas colaboradoras e, assim, impedir que alguém sofra algum tipo de exclusão, prevalecendo o sentimento de segurança e de acolhimento no ambiente de trabalho.
A diversidade vem ganhando destaque de forma considerável na sociedade nos últimos anos e merece atenção! Entenda a importância de ter uma equipe diversificada e como implementá-la na sua empresa. Boa leitura!
O que é a diversidade nas empresas?
A diversidade nas empresas pode ser definida, de forma resumida, como um conjunto de pessoas no qual se destacam as diferentes habilidades e características únicas. Ou seja, ela é constituída por variados grupos culturais.
Nas organizações, o termo diversidade pode ser compreendido pelo emprego de profissionais de todas as idades, etnias, orientações sexuais, gêneros, deficiências, religiões, culturas e quaisquer outras categorias que diferenciam as pessoas.
Desse modo, quando uma empresa incentiva a diversidade, ela mostra uma força de trabalho variada, heterogênea e com muitas características distintas.
Quando falamos em diversidade no ambiente de trabalho, estamos nos referindo às equipes compostas por pessoas diferentes, o que é fundamental para promover criatividade e inovação nas instituições.
Benefícios da diversidade para as empresas
Equipes diversas são mais criativas e inovadoras, permitindo que a empresa atinja um novo grupo de clientes, fortaleça sua marca e se destaque frente à concorrência.
A diversidade também é capaz de melhorar a reputação e a imagem da empresa no mercado. Assim, ela se torna uma vantagem competitiva, fazendo com que o negócio supere a concorrência e obtenha mais lucros.
É preciso ter em mente que essa pluralidade faz toda a diferença. Conheça outras vantagens da diversidade:
aumento da criatividade organizacional;
inovação;
melhoria de imagem do negócio;
construção de uma cultura sólida;
alcance de melhores resultados;
diminuição da rotatividade de pessoas colaboradoras.
Conheça os problemas que a falta de diversidade pode trazer para a empresa
Valorizar as diferenças proporciona benefícios para o clima organizacional, assim como no aumento da criatividade. Uma pesquisa realizada pela Harvard Business mostra que, a partir do momento que uma organização respeita as diferenças da equipe, 17% das pessoas colaboradoras apresentam maior engajamento e disposição perante as suas responsabilidades. Além disso, seus conflitos são reduzidos em 50% quando comparada a empresas que não investem na diversidade.
Uma convivência inadequada, sem um acolhimento das diferenças, faz com que as pessoas se sintam inseguras e desmotivadas, podendo aumentar a rotatividade na instituição.
Não existem dúvidas de que desvalorizar a diversidade no ambiente de trabalho piora o desempenho, os resultados finais, e claro, os lucros de forma significativa.
É hora de promover a diversidade na empresa!
Se você quer promover a diversidade na sua empresa, algumas ações podem ser tomadas para impulsionar esse passo. Assim, destacam-se as seguintes dicas:
- Avalie e mensure o quadro das pessoas funcionárias: busque entender quais motivos acarretaram a contratação dessas pessoas e analise o que pode ser feito para aumentar a diversidade entre elas.
Trabalhe a cultura organizacional: entenda se algum grupo se sente excluído dos demais. Faça isso com base em pesquisas para poder criar alternativas inclusivas.
Diversidade no processo seletivo: evite processos seletivos com pessoas candidatas de mesma formação ou do mesmo perfil. Proporcione contratações mais justas, diversas e inclusivas. Se for preciso, busque ajuda de uma consultoria especializada para avaliar e mensurar o quadro de profissionais.
Invista na comunicação interna: trabalhe a comunicação valorizando o respeito e as diferenças. Caso seja necessário, promova treinamentos de conscientização para todas as pessoas.
Assim, ficou fácil entender que a construção de uma sociedade mais inclusiva faz muita diferença. Ainda há muito o que ser feito, porém, o primeiro passo para uma realidade mais justa e com maior aceitação pode ser dado no ambiente de trabalho.
Lembre-se de que os desafios precisam ser enfrentados e que, ao longo dessa implementação, eles vão aparecer, seja em forma de preconceito ou de padrões engessados. Mas nem tudo está perdido. Existem estratégias para reverter a situação, incluindo diálogo e ensinamentos.
Aqui, na ImpulsoBeta, criamos a transformação com base em gestão de mudanças, afinal, acreditamos que alguns pontos-chave são essenciais para transformar sua organização no quesito diversidade.