Que ações (bacanas e inteligentes) sua empresa pode fazer no Dia Internacional da Mulher

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Que ações (bacanas e inteligentes) sua empresa pode fazer no Dia Internacional da Mulher

Equidade de gênero

Equidade de gênero

Equipe ImpulsoBeta

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26/02/2018

26/02/2018

Imagem de um microfone em primeiro plano, com o público ao fundo, desfocado. A foto cria a sensação de estar no palco, prestes a falar para uma audiência ampla e atenta. Ela representa um cenário de palestra ou apresentação pública, capturando a expectativa e a atenção dos espectadores, enquanto o microfone simboliza a comunicação e o compartilhamento de informações em um ambiente profissional ou de entretenimento.
Imagem de um microfone em primeiro plano, com o público ao fundo, desfocado. A foto cria a sensação de estar no palco, prestes a falar para uma audiência ampla e atenta. Ela representa um cenário de palestra ou apresentação pública, capturando a expectativa e a atenção dos espectadores, enquanto o microfone simboliza a comunicação e o compartilhamento de informações em um ambiente profissional ou de entretenimento.
Imagem de um microfone em primeiro plano, com o público ao fundo, desfocado. A foto cria a sensação de estar no palco, prestes a falar para uma audiência ampla e atenta. Ela representa um cenário de palestra ou apresentação pública, capturando a expectativa e a atenção dos espectadores, enquanto o microfone simboliza a comunicação e o compartilhamento de informações em um ambiente profissional ou de entretenimento.
Imagem de um microfone em primeiro plano, com o público ao fundo, desfocado. A foto cria a sensação de estar no palco, prestes a falar para uma audiência ampla e atenta. Ela representa um cenário de palestra ou apresentação pública, capturando a expectativa e a atenção dos espectadores, enquanto o microfone simboliza a comunicação e o compartilhamento de informações em um ambiente profissional ou de entretenimento.

Bombons. Maquiagens. Moda. Massagens. Cafés da manhã deliciosos. Essas são todas coisas que parte das mulheres gosta. Mas o que os talentos femininos da sua empresa realmente querem ganhar no dia 8 de março?

Tudo bem, essas são coisas que parte das mulheres (e das pessoas, não é mesmo?) gosta. No entanto, esses itens são também parte do enredo comemorativo de muitas empresas no dia das mulheres - e é aí que temos uma oportunidade para fazer algo mais significativo no 8M.

Considerando as mulheres que atuam nos mais diversos setores da economia, elas representam cerca de 50% da força de trabalho nacional, de acordo com os dados de 2018 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Isso significa que posicionar-se bem com esse público em uma data com tanto significado é estratégico para uma empresa que se preocupa em atrair e reter talentos.

Em contato com alguns clientes, ouvimos de algumas empresas que ao revisarem seus gastos em brindes do dia das mulheres perceberam que eles são maiores do que o investimento em ações de diversidade de gênero, que poderiam ter um impacto mais positivo - para o negócio, para as mulheres e para a marca empregadora! 

Ou seja, as organizações estão revendo a maneira como se posicionam nesse dia.

Afinal, num contexto em que as mulheres seguem com menores salários e menos acesso a posições de liderança mesmo sendo já metade da força de trabalho e a maioria dos universitários (dado do Inep), não dá para se entupir de chocolate gostoso, fazer uma massagem e fingir que está tudo bem, né?
Renata Moraes, CEO e fundadora da ImpulsoBeta


Para quem se identifica com esse desafio de celebrar o Dia Internacional das Mulheres (8 de março) em sua empresa de uma maneira impactante, estratégica e respeitosa com suas profissionais, aqui vão algumas dicas da ImpulsoBeta:

1) Leitura sobre liderança feminina

Se o orçamento não for muito expressivo ou houver o desejo de "dar um presente", uma boa ideia é um livro que estimule suas profissionais. Ele pode vir acompanhado de uma carta da empresa com uma mensagem que reforce o estímulo ao desenvolvimento de carreira.

Algumas boas sugestões:

  • A arte da autoconfiança: Os segredos que toda mulher precisa conhecer para agir com convicção, das jornalistas americanas Katty Kay e Claire Shipman

  • Finanças Femininas: Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos, da brasileira Carolina Sandler, fundadora do portal financasfemininas.uol.com.br, e do economista especialista em finanças pessoais Samy Dana;

  • O poder das mulheres fortes: O que elas fazem diferente para serem felizes e bem-sucedida, de Marcus Buckingham, autor do famoso "Descubra seus pontos fortes";

2) Espaços que debatam liderança feminina e diversidade de gênero

Pode ser uma palestra com empresas especializadas no tema contratadas, um painel com pessoas executivas da própria empresa ou até uma pessoa de destaque do mercado convidada para compartilhar sua história. 

A duração, tamanho e programação do evento pode variar em função dos recursos disponíveis, mas algumas coisas são importantes a se considerar no momento de organizar um evento no Dia Internacional da Mulher:

  • Nem toda mulher terá um discurso que empodere as mulheres. Pense bem na hora de convidar escolher quem será responsável por sua palestra, conversa de impacto ou painel. Garanta que você conheceu as ideias da pessoa sobre o tema e que estão alinhadas com a mensagem que a empresa quer passar. Nada pior do que uma executiva dizendo que "nunca sofri preconceito por ser mulher, acho que isso é tudo questão de postura pessoal" ou um líder pseudo engajado compartilhar sua visão de que a empresa sempre teve espaço para as mulheres, mas elas optam por outros caminhos;

  • Se possível, pense em programações coletivas e também só para as mulheres. Assim você além de trazer todas as pessoas para conversa e criar aliados, você também disponibiliza para as mulheres um espaço seguro para compartilhar suas questões.

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Desenvolva mulheres na sua empresa

Conheça o Programa de Desenvolvimento de Mulheres da ImpulsoBeta e acelere a carreira de talentos femininos na sua organização

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3) Workshops de capacitação que ajude as mulheres em seus desafios profissionais

A empresa pode usar a ocasião para oferecer uma verba de incentivo aos estudos às suas profissionais para usarem como quiserem ou direcioná-las diretamente para algum curso que ajude a companhia a formar mais mulheres para determinadas áreas ou cargos em que elas sejam minoria, por exemplo. 

Outra forma de trabalhar a ideia da capacitação é focar em algo que trabalhe desafios específicos das mulheres

Alguns dos nossos obstáculos na carreira passam por questões de gênero: habilidades que foram menos estimuladas a desenvolver ou barreiras que só existem porque somos mulheres. 

Uma boa opção é oferecer uma qualificação estruturada em temáticas como negociação, marca pessoal, síndrome da impostora, ou até mentorias customizadas para o plano de carreira. A ImpulsoBeta tem expertise em todos esses temas. Vem falar com a gente!

4) Anúncio de esforços em prol da diversidade de gênero na empresa

Tão relevante quanto as ações anteriores é a empresa se propor a avançar estruturalmente na promoção de oportunidades iguais para homens e mulheres. Se já está fazendo isso, pode ser uma boa ocasião para compartilhar as mais recentes conquistas. 

Se ainda não faz isso, é um ótimo momento para gerar essa provocação internamente. Talvez um primeiro passo possa ser dado em março, com algumas rodas de conversa para entender as expectativas da homens e mulheres sobre o assunto ou realizando um diagnóstico da atual situação. 

Além disso, ações de equidade como Programas de Liderança Feminina, também são um importante incentivo para um ambiente de trabalho mais inclusivo.


Esperamos que as ideias tragam alguns insights novos para você. Também adoraríamos ouvir outras ideias do que o pessoal está fazendo em suas empresas que possa ser adicionado a essa lista. 

O objetivo aqui é fazer ações que mudam o contexto do mercado de trabalho a ponto de não precisarmos mais de ações afirmativas em pouco tempo. 

Quando nossas empresas brasileiras tiverem mulheres ocupando mais do que 16% das cadeiras de CEO, nossos salários sejam sempre compatíveis com dos colegas de iguais responsabilidades e possamos sonhar e nos expressar em nossa plena potência.



Gostou do conteúdo? Continue seu aprendizado fazendo o download do nosso eBook gratuito sobre Síndrome de Impostora

Bombons. Maquiagens. Moda. Massagens. Cafés da manhã deliciosos. Essas são todas coisas que parte das mulheres gosta. Mas o que os talentos femininos da sua empresa realmente querem ganhar no dia 8 de março?

Tudo bem, essas são coisas que parte das mulheres (e das pessoas, não é mesmo?) gosta. No entanto, esses itens são também parte do enredo comemorativo de muitas empresas no dia das mulheres - e é aí que temos uma oportunidade para fazer algo mais significativo no 8M.

Considerando as mulheres que atuam nos mais diversos setores da economia, elas representam cerca de 50% da força de trabalho nacional, de acordo com os dados de 2018 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Isso significa que posicionar-se bem com esse público em uma data com tanto significado é estratégico para uma empresa que se preocupa em atrair e reter talentos.

Em contato com alguns clientes, ouvimos de algumas empresas que ao revisarem seus gastos em brindes do dia das mulheres perceberam que eles são maiores do que o investimento em ações de diversidade de gênero, que poderiam ter um impacto mais positivo - para o negócio, para as mulheres e para a marca empregadora! 

Ou seja, as organizações estão revendo a maneira como se posicionam nesse dia.

Afinal, num contexto em que as mulheres seguem com menores salários e menos acesso a posições de liderança mesmo sendo já metade da força de trabalho e a maioria dos universitários (dado do Inep), não dá para se entupir de chocolate gostoso, fazer uma massagem e fingir que está tudo bem, né?
Renata Moraes, CEO e fundadora da ImpulsoBeta


Para quem se identifica com esse desafio de celebrar o Dia Internacional das Mulheres (8 de março) em sua empresa de uma maneira impactante, estratégica e respeitosa com suas profissionais, aqui vão algumas dicas da ImpulsoBeta:

1) Leitura sobre liderança feminina

Se o orçamento não for muito expressivo ou houver o desejo de "dar um presente", uma boa ideia é um livro que estimule suas profissionais. Ele pode vir acompanhado de uma carta da empresa com uma mensagem que reforce o estímulo ao desenvolvimento de carreira.

Algumas boas sugestões:

  • A arte da autoconfiança: Os segredos que toda mulher precisa conhecer para agir com convicção, das jornalistas americanas Katty Kay e Claire Shipman

  • Finanças Femininas: Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos, da brasileira Carolina Sandler, fundadora do portal financasfemininas.uol.com.br, e do economista especialista em finanças pessoais Samy Dana;

  • O poder das mulheres fortes: O que elas fazem diferente para serem felizes e bem-sucedida, de Marcus Buckingham, autor do famoso "Descubra seus pontos fortes";

2) Espaços que debatam liderança feminina e diversidade de gênero

Pode ser uma palestra com empresas especializadas no tema contratadas, um painel com pessoas executivas da própria empresa ou até uma pessoa de destaque do mercado convidada para compartilhar sua história. 

A duração, tamanho e programação do evento pode variar em função dos recursos disponíveis, mas algumas coisas são importantes a se considerar no momento de organizar um evento no Dia Internacional da Mulher:

  • Nem toda mulher terá um discurso que empodere as mulheres. Pense bem na hora de convidar escolher quem será responsável por sua palestra, conversa de impacto ou painel. Garanta que você conheceu as ideias da pessoa sobre o tema e que estão alinhadas com a mensagem que a empresa quer passar. Nada pior do que uma executiva dizendo que "nunca sofri preconceito por ser mulher, acho que isso é tudo questão de postura pessoal" ou um líder pseudo engajado compartilhar sua visão de que a empresa sempre teve espaço para as mulheres, mas elas optam por outros caminhos;

  • Se possível, pense em programações coletivas e também só para as mulheres. Assim você além de trazer todas as pessoas para conversa e criar aliados, você também disponibiliza para as mulheres um espaço seguro para compartilhar suas questões.

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3) Workshops de capacitação que ajude as mulheres em seus desafios profissionais

A empresa pode usar a ocasião para oferecer uma verba de incentivo aos estudos às suas profissionais para usarem como quiserem ou direcioná-las diretamente para algum curso que ajude a companhia a formar mais mulheres para determinadas áreas ou cargos em que elas sejam minoria, por exemplo. 

Outra forma de trabalhar a ideia da capacitação é focar em algo que trabalhe desafios específicos das mulheres

Alguns dos nossos obstáculos na carreira passam por questões de gênero: habilidades que foram menos estimuladas a desenvolver ou barreiras que só existem porque somos mulheres. 

Uma boa opção é oferecer uma qualificação estruturada em temáticas como negociação, marca pessoal, síndrome da impostora, ou até mentorias customizadas para o plano de carreira. A ImpulsoBeta tem expertise em todos esses temas. Vem falar com a gente!

4) Anúncio de esforços em prol da diversidade de gênero na empresa

Tão relevante quanto as ações anteriores é a empresa se propor a avançar estruturalmente na promoção de oportunidades iguais para homens e mulheres. Se já está fazendo isso, pode ser uma boa ocasião para compartilhar as mais recentes conquistas. 

Se ainda não faz isso, é um ótimo momento para gerar essa provocação internamente. Talvez um primeiro passo possa ser dado em março, com algumas rodas de conversa para entender as expectativas da homens e mulheres sobre o assunto ou realizando um diagnóstico da atual situação. 

Além disso, ações de equidade como Programas de Liderança Feminina, também são um importante incentivo para um ambiente de trabalho mais inclusivo.


Esperamos que as ideias tragam alguns insights novos para você. Também adoraríamos ouvir outras ideias do que o pessoal está fazendo em suas empresas que possa ser adicionado a essa lista. 

O objetivo aqui é fazer ações que mudam o contexto do mercado de trabalho a ponto de não precisarmos mais de ações afirmativas em pouco tempo. 

Quando nossas empresas brasileiras tiverem mulheres ocupando mais do que 16% das cadeiras de CEO, nossos salários sejam sempre compatíveis com dos colegas de iguais responsabilidades e possamos sonhar e nos expressar em nossa plena potência.



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Considerando as mulheres que atuam nos mais diversos setores da economia, elas representam cerca de 50% da força de trabalho nacional, de acordo com os dados de 2018 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Isso significa que posicionar-se bem com esse público em uma data com tanto significado é estratégico para uma empresa que se preocupa em atrair e reter talentos.

Em contato com alguns clientes, ouvimos de algumas empresas que ao revisarem seus gastos em brindes do dia das mulheres perceberam que eles são maiores do que o investimento em ações de diversidade de gênero, que poderiam ter um impacto mais positivo - para o negócio, para as mulheres e para a marca empregadora! 

Ou seja, as organizações estão revendo a maneira como se posicionam nesse dia.

Afinal, num contexto em que as mulheres seguem com menores salários e menos acesso a posições de liderança mesmo sendo já metade da força de trabalho e a maioria dos universitários (dado do Inep), não dá para se entupir de chocolate gostoso, fazer uma massagem e fingir que está tudo bem, né?
Renata Moraes, CEO e fundadora da ImpulsoBeta


Para quem se identifica com esse desafio de celebrar o Dia Internacional das Mulheres (8 de março) em sua empresa de uma maneira impactante, estratégica e respeitosa com suas profissionais, aqui vão algumas dicas da ImpulsoBeta:

1) Leitura sobre liderança feminina

Se o orçamento não for muito expressivo ou houver o desejo de "dar um presente", uma boa ideia é um livro que estimule suas profissionais. Ele pode vir acompanhado de uma carta da empresa com uma mensagem que reforce o estímulo ao desenvolvimento de carreira.

Algumas boas sugestões:

  • A arte da autoconfiança: Os segredos que toda mulher precisa conhecer para agir com convicção, das jornalistas americanas Katty Kay e Claire Shipman

  • Finanças Femininas: Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos, da brasileira Carolina Sandler, fundadora do portal financasfemininas.uol.com.br, e do economista especialista em finanças pessoais Samy Dana;

  • O poder das mulheres fortes: O que elas fazem diferente para serem felizes e bem-sucedida, de Marcus Buckingham, autor do famoso "Descubra seus pontos fortes";

2) Espaços que debatam liderança feminina e diversidade de gênero

Pode ser uma palestra com empresas especializadas no tema contratadas, um painel com pessoas executivas da própria empresa ou até uma pessoa de destaque do mercado convidada para compartilhar sua história. 

A duração, tamanho e programação do evento pode variar em função dos recursos disponíveis, mas algumas coisas são importantes a se considerar no momento de organizar um evento no Dia Internacional da Mulher:

  • Nem toda mulher terá um discurso que empodere as mulheres. Pense bem na hora de convidar escolher quem será responsável por sua palestra, conversa de impacto ou painel. Garanta que você conheceu as ideias da pessoa sobre o tema e que estão alinhadas com a mensagem que a empresa quer passar. Nada pior do que uma executiva dizendo que "nunca sofri preconceito por ser mulher, acho que isso é tudo questão de postura pessoal" ou um líder pseudo engajado compartilhar sua visão de que a empresa sempre teve espaço para as mulheres, mas elas optam por outros caminhos;

  • Se possível, pense em programações coletivas e também só para as mulheres. Assim você além de trazer todas as pessoas para conversa e criar aliados, você também disponibiliza para as mulheres um espaço seguro para compartilhar suas questões.

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3) Workshops de capacitação que ajude as mulheres em seus desafios profissionais

A empresa pode usar a ocasião para oferecer uma verba de incentivo aos estudos às suas profissionais para usarem como quiserem ou direcioná-las diretamente para algum curso que ajude a companhia a formar mais mulheres para determinadas áreas ou cargos em que elas sejam minoria, por exemplo. 

Outra forma de trabalhar a ideia da capacitação é focar em algo que trabalhe desafios específicos das mulheres

Alguns dos nossos obstáculos na carreira passam por questões de gênero: habilidades que foram menos estimuladas a desenvolver ou barreiras que só existem porque somos mulheres. 

Uma boa opção é oferecer uma qualificação estruturada em temáticas como negociação, marca pessoal, síndrome da impostora, ou até mentorias customizadas para o plano de carreira. A ImpulsoBeta tem expertise em todos esses temas. Vem falar com a gente!

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Tão relevante quanto as ações anteriores é a empresa se propor a avançar estruturalmente na promoção de oportunidades iguais para homens e mulheres. Se já está fazendo isso, pode ser uma boa ocasião para compartilhar as mais recentes conquistas. 

Se ainda não faz isso, é um ótimo momento para gerar essa provocação internamente. Talvez um primeiro passo possa ser dado em março, com algumas rodas de conversa para entender as expectativas da homens e mulheres sobre o assunto ou realizando um diagnóstico da atual situação. 

Além disso, ações de equidade como Programas de Liderança Feminina, também são um importante incentivo para um ambiente de trabalho mais inclusivo.


Esperamos que as ideias tragam alguns insights novos para você. Também adoraríamos ouvir outras ideias do que o pessoal está fazendo em suas empresas que possa ser adicionado a essa lista. 

O objetivo aqui é fazer ações que mudam o contexto do mercado de trabalho a ponto de não precisarmos mais de ações afirmativas em pouco tempo. 

Quando nossas empresas brasileiras tiverem mulheres ocupando mais do que 16% das cadeiras de CEO, nossos salários sejam sempre compatíveis com dos colegas de iguais responsabilidades e possamos sonhar e nos expressar em nossa plena potência.



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Se trata de uma foto colorida da nossa CEO Renata Moraes digitando em seu laptop.
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